DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL

‘The Good Doctor’ brasileira: Médica com autismo se torna diretora de hospital aos 26 anos

Em muitas ocasiões, a realidade supera a ficção e a ideia proposta pela série americana “The Good Doctor”, que conta a história de um cirurgião com espectro autista, parece não ser tão fora da realidade quanto alguns podem imaginar, pois no Brasil, uma médica com o mesmo espectro tem se mostrado a pessoa mais qualificada para dirigir um hospital inteiro, tornando-se um símbolo de inclusão.

Larissa Rodrigues tem 26 anos, é médica e atualmente percorre os corredores do Hospital Leste Campanha, em Porto Velho, assinando prontuários, ditando diretrizes e gerenciando protocolos para posteriormente intubar pacientes com COVID-19. Às vezes, ela completa turnos de 80 horas por semana! Seus pacientes sempre vem em primeiro lugar!

Ser tão jovem não foi o que causou polêmica em sua ascensão, mas Rodrigues foi diagnosticada com transtorno do espectro autista e isso trouxe uma onda de dúvidas na comunidade.

Como Shaun Murphy na série de televisão, Rodrigues foi julgada desde jovem e discriminada por sua condição. Ela não tem as mesmas habilidades sociais que a maioria das pesosas, o que significava que tanto na escola quanto na faculdade ela sofria bullying de pessoas que tentavam fazê-la se sentir menos autoconfiante. Mas a verdade é que ela realmente tem uma mente brilhante.

Para se tornar uma profissional, ela teve que lidar com aqueles as inseguranças que herdou dos tempos de bullying. Ele teve que aprender a fazer contato visual com seus pacientes e parar de se sentir envergonhada por cada conquista que fazia. Como ela provou ser um talento, os médicos começaram a atribuir-lhe responsabilidades maiores e a fazê-la sentir-se mais confiante.

Ainda muito jovem, Rodrigues concluiu a pós-graduação em Neurociências na Duke University, nos Estados Unidos, qualificando-se com louvor. De volta ao Brasil, foi listada por diversas instituições para trabalhar.

Depois de ser chamada pelo Ministério da Saúde para a emergência sanitária, Luís Moreira, que trabalha para a pasta, notou em Larissa uma sobrequalificação, grande domínio na área e capacidade de trabalhar sob pressão, pelo que a nomeou diretora do Hospital Leste Campanha.

A Dra. Larissa se considera “muito nerd” e acredita que essa personalidade permite que ela ame mais aprender, sendo extremamente responsável e transformando o conhecimento em procedimentos médicos que acabam ajudando as pessoas.

Entre seus colegas, a comparam ao cirurgião de The Good Doctor, por sua capacidade de salvar pacientes, embora acreditem no fundo que ela tem seu próprio caminho a percorrer com conquistas que não podem ser comparadas nem mesmo ao mais famoso médico fictício. A realidade pode ser mais incrível do que as pessoas pensam!

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de USOCL e UOL.
Crédito das fotos: Ísis Capistrano/UOL.

DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL

Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.

Recent Posts

Veja esta série na Netflix e ela não sairá mais da sua mente

Esta série que acumula mais de 30 indicações em premiações como Emmy e Globo de…

1 dia ago

Filme premiado em Cannes que fez público deixar as salas de cinema aos prantos estreia na Netflix

Vencedor do Grande Prêmio na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024 e um…

1 dia ago

Série ousada e provocante da Netflix vai te viciar um pouco mais a cada episódio

É impossível resistir aos encantos dessa série quentíssima que não pára de atrair novos espectadores…

2 dias ago

Influenciadora com doença rara que se tornou símbolo de resistência falece aos 19 anos

A influenciadora digital Beandri Booysen, conhecida por sua coragem e dedicação à conscientização sobre a…

3 dias ago

Tatá precisou de auxílio médico e passou noites sem dormir após acusação de assédio, diz colunista

"Ela ficou apavorada e disse que a dor de ser acusada injustamente é algo inimaginável",…

3 dias ago

Suspense psicológico fenomenal que acaba de estrear na Netflix vai “explodir sua mente”

Será que você é capaz de montar o complexo quebra-cabeça psicológico deste filme?

3 dias ago