Jackson César Buonocore

“Toda mentira é um veneno; não há mentiras inofensivas…”

O termo mentira vem do Latim mentior, que significa faltar à palavra dada, fingir, imitar e dizer falsamente. A origem dessa expressão é adequada à nossa época das fake news, pois o conceito atual de mentira é o ato de enganar ou ludibriar, isto é, emitir afirmações falsas que foram ditas por alguém, esperando que os ouvintes acreditem nos seus dizeres.

A psicanálise explica que na maioria das vezes o hábito de mentir é um mecanismo de defesa inconsciente, visto que alguns sujeitos possuem um profundo vazio existencial que preferem correr o risco de serem descobertos, do que sentirem-se rejeitados por falar a verdade.

Além disso, crianças e adolescentes que cresceram em um ambiente tomado por mentiras têm a tendência de repeti-las na fase adulta, uma que vez que a mentira é uma conduta aprendida por imitação. Mas, para que isso não ocorra, os pais devem educar seus filhos sobre as consequências que as mentiras podem causar, e que é uma questão de decência optar pela franqueza.

Ademais, existe a mitomania que é um distúrbio de personalidade, em que as criaturas mentem de forma compulsiva, com o objetivo de prejudicar os outros, sem nunca mostrar vergonha quando as mentiras são desmascaradas. E existem as mentiras conscientes que deterioram as relações amorosas, familiares, profissionais, etc., enervando a convivência entre as pessoas.

Porém, temos indivíduos mentirosos não mitômanos que, mesmo assim, contam inverdades diplomáticas, insinceridades políticas e todos os tipos de mentiras, que ao ouvi-las me lembro de George Orwell, que fez suas profecias no livro “1984”, de um futuro cheio de mentiras oficializadas e de mecanismos de vigilância.

Hoje, vivemos a era da “pós-verdade”, ou melhor, da “velha mentira” que consiste na difusão de notícias falsas e ideias distorcidas, com uma rapidez vertiginosa que amplifica os boatos, através de tecnologias que manipulam documentos, textos, imagens e áudios, em qualquer lugar do mundo.

Apesar disso, mentir sempre foi contra os padrões morais das tradições religiosas. A propósito, Jesus disse que a mentira não vem de Deus e se declarou como o “caminho da verdade e da vida”, bem como Buda alertou: “Uma mentira pode salvar seu presente, mas condena seu futuro.” E nas escolas filosóficas, por exemplo: Aristóteles, Santo Agostinho e Kant condenavam a mentira.

Para os mitômanos existe ajuda terapêutica, mas para os mentirosos da pós-modernidade é salutar dizer que as mentiras têm suas horas contadas, porque tudo é conferível, portanto, não é tão fácil mentir o tempo inteiro nos dias atuais, já que temos à nossa disposição instrumentos capazes de desqualificar as mentiras, em todas as situações da vida.

Então, é “papo furado” dizer que uma mentirinha não afeta ninguém. É como bem afirmou: Leon Tolstói, o genial escritor russo: “Toda mentira é um veneno; não há mentiras inofensivas. Só a verdade é segura. Só a verdade me dá consolo. É o único diamante inquebrável.”

***

Jackson César Buonocore é sociólogo e psicanalista

Imagem de analogicus por Pixabay

Jackson César Buonocore

Jackson César Buonocore Sociólogo e Psicanalista

Recent Posts

Veja esta série na Netflix e ela não sairá mais da sua mente

Esta série que acumula mais de 30 indicações em premiações como Emmy e Globo de…

2 dias ago

Filme premiado em Cannes que fez público deixar as salas de cinema aos prantos estreia na Netflix

Vencedor do Grande Prêmio na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024 e um…

2 dias ago

Série ousada e provocante da Netflix vai te viciar um pouco mais a cada episódio

É impossível resistir aos encantos dessa série quentíssima que não pára de atrair novos espectadores…

3 dias ago

Influenciadora com doença rara que se tornou símbolo de resistência falece aos 19 anos

A influenciadora digital Beandri Booysen, conhecida por sua coragem e dedicação à conscientização sobre a…

3 dias ago

Tatá precisou de auxílio médico e passou noites sem dormir após acusação de assédio, diz colunista

"Ela ficou apavorada e disse que a dor de ser acusada injustamente é algo inimaginável",…

4 dias ago

Suspense psicológico fenomenal que acaba de estrear na Netflix vai “explodir sua mente”

Será que você é capaz de montar o complexo quebra-cabeça psicológico deste filme?

4 dias ago