Mariana Pavani

Transtorno do Pânico, um transtorno grave

Um dos transtornos mais graves relacionados à ansiedade é o transtorno do pânico, o qual se caracteriza por ser uma condição crônica, debilitante e que pode gerar efeitos devastadores sobre a vida daquela pessoa. Há ocorrência de episódios com crises marcadas pelo sentimento de medo intenso que lhe remete a uma sensação de morte, porém não há perigo aparente.

São sentidos sintomas somáticos como: alterações no ritmo cardíaco; sudorese e sensação de falta de ar (asfixia). O indivíduo não sabe o que motiva suas crises, então acaba buscando causas diversas com o intuito de amenizar a angústia de não ter o controle.

O sintoma principal é o medo do medo, ou seja, medo de ter outra crise de pânico, por isso tenta evitar ao máximo a exposição a situações que podem desencadeá-lo, o que é bastante incapacitante. A pessoa passa a sentir medo de atividades muito simples, como sair de casa, por exemplo.

Os portadores de Pânico costumam ter tendência à preocupação excessiva com problemas cotidianos, além de necessidade extrema de controle das situações, expectativas altas, pensamento rígido e uma série de cobranças, o que predispõe a viver sob alto índice de estresse. A vida parece cheia de incertezas relacionadas ligadas aos sentimentos de profunda insegurança e desamparo.

Estatísticas publicadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que 264 milhões de pessoas no mundo sofrem com transtornos de ansiedade. No Brasil mais de 9% da população sofre algum transtorno de ansiedade, ou seja, quase três vezes mais que a média mundial. É também importante salientar que as taxas de suicídio são três vezes maiores em pessoas que sofrem com o pânico.

Os pacientes com Síndrome do Pânico podem ser portadores de outros quadros emocionais associados a essa doença, como relacionados a ansiedade, depressão e somatizações. Talvez, o maior desafio é mostrar ao paciente a relação do transtorno com as suas vivencias emocionais, já que muitos sentem melhora das crises administrando as medicações prescritas, porém é importante o acompanhamento psicológico e psiquiátrico.

Imagem de capa: Shutterstock/A.Song Tailor

Mariana Pavani

Recent Posts

Voo Criminoso: A verdade chocante por trás da nova minissérie de suspense da Netflix

A nova minissérie da Netflix apresenta o público a uma história engenhosa e surpreendente que…

1 dia ago

Filme baseado em uma história real estreia na Netflix com aclamação da crítica

O longa-metragem tem sido muito elogiado por críticos por sua capacidade de emocionar e educar,…

1 dia ago

Para a psicologia, o que significa ter muitas roupas que você não usa?

Por que temos tanta dificuldade em nos livrar de roupas que não usamos? Segundo especialistas,…

2 dias ago

Mãe recorre à Justiça para deixar de sustentar filha de 22 anos que não estuda e nem trabalha

Segundo a mãe, a ação judicial foi a única forma de estimular a filha a…

2 dias ago

Obra-prima da animação que venceu o Oscar está na Netflix e você precisa assistir

Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.

3 dias ago

O filme da Netflix que arranca lágrimas e suspiros e te faz ter fé na humanidade

Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.

3 dias ago