SAÚDE MENTAL

Transtornos de ansiedade podem afetar saúde bucal

A ansiedade afeta uma em cada seis pessoas no mundo de acordo com o Instituto de Saúde Mental dos Estados Unidos. Ela geralmente é adquirida por fatores genéticos ou devido ao ambiente em que a pessoa está inserida. Na maioria dos casos, ela está ligada a fobia social, resultado da apreensão excessiva com relação ao que os outros pensam sobre ela. Inclusive, a ansiedade pode afetar a boca, comprometendo a saúde bucal.

Pessoas que sofrem com este distúrbio também costumam ter preocupações e medos elevados a um nível muito alto, sejam em situações no ambiente de trabalho, em relacionamentos interpessoais ou antes de provas e decisões difíceis do dia-a-dia.

Reflexos da ansiedade na saúde bucal

Quando uma pessoa é diagnosticada com ansiedade, ela também pode sofrer com outras doenças relacionadas, que acabam afetando outras áreas do corpo, como a saúde bucal.

Por isso, além de procurar um tratamento com ajuda de psicólogos e especialistas da área mental, também é bom procurar um cirurgião-dentista, pois a ansiedade está ligada às doenças bucais como o bruxismo e ao hábito de roer as unhas, que também acabam afetando a dentição.

Bruxismo e a ansiedade

O bruxismo é uma doença bucal que ocorre geralmente durante a noite. Ele se caracteriza pelo ranger de dentes, ocasionando dores e podendo se estender até mesmo a fraturas na arcada dentária. Esta doença está associada a ansiedade, uma vez que o paciente que sofre com ela acaba aliviando sua tensão ao pressionar os dentes.

Alguns efeitos colaterais são:

• Danos à mastigação

• Enxaqueca

• Insônia

• Desgastes do esmalte dental

• Sensibilidade a alimentos gelados ou quentes

O principal tratamento para o bruxismo é caracterizado por uma espécie de fisioterapia, na qual é usada uma placa miorrelaxante durante o sono, fazendo com que os dentes não entrem em atrito uns com os outros.

Outro tratamento utilizado é uma toxina botulínica, esta que proporciona relaxamento para os músculos, evitando a contração muscular e, com isso, eliminando o ranger dos dentes.

Hábitos estimulados pela ansiedade

O comportamento de pessoas ansiosas também está ligado a roer as unhas ou morder tampas de canetas, esses que acabam desgastando os dentes. Abolir esses hábitos não é uma tarefa fácil!

Uma dica é começar a prestar atenção em quais momentos essa mania é desencadeada e, a partir disso, procurar um tratamento psicológico para aliviar o estresse e a ansiedade. Você também pode procurar tratamentos como o uso de esmaltes de pimenta ou com sabor amargo, afastando a vontade de roer as unhas.

Alguns fatores que podem ajudar a acabar com a mania de roer as unhas é sempre mantê-las cortadas e lixadas, ou, para as mulheres, a aplicação de unhas postiças, criando uma espécie de barreira para o mau hábito. Mastigar um chiclete também pode ser uma solução para aliviar a ansiedade, trocando a necessidade de roer as unhas, pelo doce. Mas cuidado! Prefira os sem açúcares para que não haja um impacto negativo em seus dentes.

Ao ser diagnosticado com ansiedade, é aconselhável que você também procure a ajuda de um dentista. Esta doença está ligada ao desgaste dos dentes, seja este por bruxismo, ou por maus hábitos, como roer as unhas.

Imagem de capa: Shutterstock/puhhha

TEXTO ORIGINAL DE CASTELLODONTO

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

Saiba mais sobre a moda do”Face taping”- técnica de baixo custo que promete deixar as mulheres mais jovens

Aplicar fita adesiva no rosto para reduzir linhas de expressão é um assunto que está…

7 horas ago

Qual o significado profundo de usar tatuagens, segundo a psicologia

Especialista explica por que as tatuagens vão além de moda ou estética

15 horas ago

SUS vai substituir papanicolau por exame de DNA mais eficiente ainda neste ano

Nova tecnologia recomendada pela OMS é mais eficaz e detecta o vírus com até 10…

1 dia ago

O que significa, segundo a Psicologia, “rir de nervoso” involuntariamente?

Quando rir vira defesa: estudo revela por que expressamos emoções “fora de hora” e o…

2 dias ago

Críticas a Ivete Sangalo por deixar os filhos: psicóloga analisa a polêmica

Ivete Sangalo viaja sem os filhos e levanta debate: é saudável o casal tirar um…

2 dias ago

O que a psicologia revela sobre você pelo seu jeito de cumprimentar as pessoas

Entenda como diferentes tipos de cumprimento revelam aspectos da sua personalidade e afetam suas conexões…

3 dias ago