INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

Três formas de elogiar que podem prejudicar a autoestima das crianças

Do site lamenteemeravigliosa

Todos os livros de auto-ajuda falam sobre a importância do elogio recebido durante a infância. Algo que, sem dúvida, aumenta nossa auto-estima e nos ajuda a moldar nossa personalidade. O elogio funciona de uma maneira muito simples: nós elogiamos o nosso filho quando ele passa no exame, quando ele faz algo de bom, quando faz um bom desenho.

No entanto, ao elogiar as crianças pelo modo como fazem certas coisas, fazendo-as acreditar que as consideramos maravilhosas, estamos realmente encorajando-as a ter certeza de si mesmas e felizes? Estamos realmente fomentando uma auto-estima alta?

Ser elogiado pelo que você faz é, sem dúvida, positivo. Uma palavra de parabéns pode ser uma ajuda para avançar, continuar desenvolvendo uma certa capacidade, para fazer ainda melhor. Se, por exemplo, recebermos elogios depois de passar em um exame, ficaremos motivados a estudar mais e ter notas mais e mais altas ou nos servirá como um empurrão para tentar superar aquela matéria que não dominamos bem.

Mas o que acontece quando os elogios se tornam repetitivos? O que acontece quando esperamos elogios, mas surpreendentemente não os recebemos? Às vezes, o elogio pode nos levar a escolher o caminho mais fácil, em vez de tentar nos superar, independentemente das dificuldades que encontrarmos ao longo do caminho em direção aos nossos objetivos.

Mas há mais: o elogio pode nos levar ao que não gostamos. Em outras palavras, podemos querer obter um resultado positivo apenas para receber um elogio, sem realmente desfrutar do que estamos fazendo. É importante que as crianças não pensem em recompensa toda vez que fizerem alguma coisa. O elogio poderia funcionar em paralelo com a obtenção de um presente recebido toda vez que resultados positivos fossem obtidos.

“Quem faz o bem desinteressadamente, sem pensar em elogios ou recompensas, terá as duas coisas no final”

-William Penn-

Os pequenos devem entender a responsabilidade de fazer o que fazem. Da mesma forma, eles devem estar cientes de que os resultados obtidos serão proporcionais ao esforço produzido para um trabalho.

Elogios que podem prejudicar a autoestima

Analisando os elogios que as crianças estão acostumadas a receber durante a infância, podemos notar três aspectos fundamentais que, apesar de acreditarmos que podem aumentar a autoestima, na verdade têm a função oposta.

1. Elogiar a capacidade e não o esforço

Este é um erro extremamente grave que pode ser a causa de muitos problemas. O que importa é o trabalho duro, este é o elemento que realmente influenciará o resultado. Até pessoas inteligentes, se não se esforçam, não recebem nada.

Você já conheceu um aluno com as habilidades necessárias para obter boas notas, mas que não tira proveito delas? A falta de esforço afetará o resultado. É sempre bom elogiar o esforço, pois, ao elogiar a capacidade, destruiremos a auto-estima.

2. Elogios exagerados, não específicos

Alguns elogios são exagerados. Um exemplo? “Você é um gênio”, “você é um artista” e assim por diante. Os efeitos desses elogios podem ser contraproducentes em crianças, porque, em vez de fortalecer sua autoestima, alcançarão os resultados opostos.

Aprenda a fazer elogios mais realistas, como “eu gostei”, “veio mandou muito bem”, e assim por diante; não tente aumentar a autoestima da criança de maneira artificial, porque ao dizer à criança que ela é um gênio, ela vai acreditar. E ao fazer isso, pode parar de se esforçar.

3. Adicionar pressão não é a solução

Quando elogiamos, às vezes colocamos mais pressão nos outros do que deveríamos. Se alguém pensa que a criança é um gênio, ela pode se sentir obrigado a manter esse status e pode estar sujeito a uma pressão totalmente desnecessária.

É importante que elas se esforcem e se superem, mas a pressão não é sinônimo de motivação. A criança deve estar motivada, não sob pressão. Estresse quando criança? Ansiedade?

“Não devemos confiar muito em elogios. Às vezes a crítica é necessária “

-Dalai Lama-

Mesmo que a palavra “elogio” seja positiva, como vimos, ela pode assumir uma conotação negativa se não for usada da maneira correta. Aprenda a elogiar corretamente e pense que às vezes o elogio, especialmente se excessivo, não é necessário.

***

Tradução: Pensar Contemporâneo– página parceira

REDAÇÃO PSICOLOGIAS DO BRASIL

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