A Turma da Mônica, grupo de personagens da clássica série de histórias em quadrinhos criada por Maurício de Sousa, acaba de ganhar um novo integrante. Trata-se de Bernardo, um menino com nanismo, cujo personagem foi inspirado em uma criança real, o pequeno Bernardo Hoffmann, de Caxias do Sul, na serra gaúcha.
A estréia do personagem acontece no livro ilustrado ‘Turma da Mônica: Nosso Amigo com Nanismo’, que será lançado em 25 de outubro, no Dia Nacional do Combate ao Preconceito às Pessoas com Nanismo. A obra, que conta com 32 páginas ilustradas, é uma parceria da Mauricio de Sousa Produções e a editora Culturama.
O livro conta a história de Bernardo no seu primeiro dia de aula na Escola Limoeiro, onde estudam Mônica, Cebolinha, Magali, Cascão e outros personagens da turminha. Assim que chegam à sala de aula e encontram Bernardo, todos começam a questionar sua baixa estatura. A partir daí, ele conta sua história, fala sobre as dificuldades das pessoas com nanismo e mostra que somente o conhecimento e a informação podem tornar a nossa sociedade mais inclusiva”.
Flávia Berti Hoffmann, mãe do menino que inspirou o novo personagem da turminha, contou ao g1 que a família sempre buscou incluí-lo nas atividades e não exacerbar a condição genética.
“A gente sempre procurou deixar claro para ele que o nanismo é um pedaço, é uma característica da vida dele, não é o todo. Ele é o Bernardo teimoso, inteligente, esperto, que gosta disso e daquilo e tem nanismo”, afirma Flávia.
A mãe conta que o filho leva uma vida muito parecida com a de qualquer outro menino da sua idade, mas ain da assim precisa lidar com o preconceito e a desinformação das pessoas. “Ele [Bernardo] tem muitos amigos, tem uma vida, digamos, normal, mas é óbvio que tem pessoas que vão olhar e apontar. Já passamos por alguma coisas. O mais importante que a gente teve que aprender é o fortalecimento dentro de casa, para que ele possa ir para a rua e conseguir superar essas coisas”, assegura Flávia.
O desenhista Mauricio de Sousa, criador dos traços originais da turma, celebrou a chegada de Bernardo à turminha mais amada do Brasil. “A inclusão e a representatividade fazem parte do dia a dia da Turma da Mônica e é muito bom saber que conseguimos, cada vez mais, retratar tantas crianças ao redor do mundo. Temos certeza de que essa história e esse personagem vão contribuir para melhorar a vida das pessoas com nanismo”
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações do Omelete e do G1.
Imagens: Reprodução.
Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.
Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.
Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…
Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…
Além de ameaçar os relacionamentos, esta condição psicológica também pode impactar profundamente a saúde mental…
Aos 64 anos, Elaine Macgougan enfrenta alucinações cada vez mais intensas conforme sua visão se…