A Turma da Mônica, grupo de personagens da clássica série de histórias em quadrinhos criada por Maurício de Sousa, acaba de ganhar um novo integrante. Trata-se de Bernardo, um menino com nanismo, cujo personagem foi inspirado em uma criança real, o pequeno Bernardo Hoffmann, de Caxias do Sul, na serra gaúcha.
A estréia do personagem acontece no livro ilustrado ‘Turma da Mônica: Nosso Amigo com Nanismo’, que será lançado em 25 de outubro, no Dia Nacional do Combate ao Preconceito às Pessoas com Nanismo. A obra, que conta com 32 páginas ilustradas, é uma parceria da Mauricio de Sousa Produções e a editora Culturama.
O livro conta a história de Bernardo no seu primeiro dia de aula na Escola Limoeiro, onde estudam Mônica, Cebolinha, Magali, Cascão e outros personagens da turminha. Assim que chegam à sala de aula e encontram Bernardo, todos começam a questionar sua baixa estatura. A partir daí, ele conta sua história, fala sobre as dificuldades das pessoas com nanismo e mostra que somente o conhecimento e a informação podem tornar a nossa sociedade mais inclusiva”.
Flávia Berti Hoffmann, mãe do menino que inspirou o novo personagem da turminha, contou ao g1 que a família sempre buscou incluí-lo nas atividades e não exacerbar a condição genética.
“A gente sempre procurou deixar claro para ele que o nanismo é um pedaço, é uma característica da vida dele, não é o todo. Ele é o Bernardo teimoso, inteligente, esperto, que gosta disso e daquilo e tem nanismo”, afirma Flávia.
A mãe conta que o filho leva uma vida muito parecida com a de qualquer outro menino da sua idade, mas ain da assim precisa lidar com o preconceito e a desinformação das pessoas. “Ele [Bernardo] tem muitos amigos, tem uma vida, digamos, normal, mas é óbvio que tem pessoas que vão olhar e apontar. Já passamos por alguma coisas. O mais importante que a gente teve que aprender é o fortalecimento dentro de casa, para que ele possa ir para a rua e conseguir superar essas coisas”, assegura Flávia.
O desenhista Mauricio de Sousa, criador dos traços originais da turma, celebrou a chegada de Bernardo à turminha mais amada do Brasil. “A inclusão e a representatividade fazem parte do dia a dia da Turma da Mônica e é muito bom saber que conseguimos, cada vez mais, retratar tantas crianças ao redor do mundo. Temos certeza de que essa história e esse personagem vão contribuir para melhorar a vida das pessoas com nanismo”
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações do Omelete e do G1.
Imagens: Reprodução.
Esta série que acumula mais de 30 indicações em premiações como Emmy e Globo de…
Vencedor do Grande Prêmio na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024 e um…
É impossível resistir aos encantos dessa série quentíssima que não pára de atrair novos espectadores…
A influenciadora digital Beandri Booysen, conhecida por sua coragem e dedicação à conscientização sobre a…
"Ela ficou apavorada e disse que a dor de ser acusada injustamente é algo inimaginável",…
Será que você é capaz de montar o complexo quebra-cabeça psicológico deste filme?