A Turma da Mônica acaba de lançar uma nova coleção, a Bem-Me-Quer, escrita pela psicopedagoga e arte-terapeuta Paula Furtado e ilustrada por Maurício de Sousa. As revistinhas usam o universo lúdico dos personagem do Bairro do Limoeiro para abordar temas sensíveis e complexos para o público infanto-juvenil, como ansiedade, luto, tristeza, medo e raiva.
A coleção foi criada para conscientizar crianças, jovens e até adultos, e pretende evocar empatia e identificação do público com os conflitos apresentados.
Paula, que é especialista em Neuropsicopedagogia e Contos Infantis, conta que para facilitar a projeção dos pequenos, foram selecionados os temas emocionais mais recorrentes do universo infantil que ela tem constatado em seu trabalho no consultório como psicopedagoga.
A coleção Bem-Me-Quer da Turma da Mônica possibilita que pais e professores usem os contos para trabalharem assuntos considerados difíceis e sensíveis de forma direta e lúdica. Em cada história, os personagens da Turma da Mônica buscam aprender sobre os próprios sentimentos e descobrir maneiras de transformá-los, sempre contando com a ajuda dos amigos.
Para Paula Furtado, as histórias ajudam na elaboração das dores emocionais. “Dar voz a essas emoções possibilita o acolhimento dos sentimentos da criança e a reflexão”, enfatiza a psicopedagoga.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de ND+.
Imagens: Girassol Brasil Edições/Mauricio de Sousa Produções.
Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.
Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.
Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…
Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…
Além de ameaçar os relacionamentos, esta condição psicológica também pode impactar profundamente a saúde mental…
Aos 64 anos, Elaine Macgougan enfrenta alucinações cada vez mais intensas conforme sua visão se…