COMPORTAMENTO

Um amor que é preciso implorar não é amor

O amor que é preciso ser implorado não é amor, é falta de dignidade, respeito por si mesmo. Porque quando você realmente ama alguém, você cuida e evita a dor se puder fazê-lo. Portanto, se você não cuida desses “falsos amores”, se não evitar a dor, não estará amando a si mesmo. Nesse sentido, fazer isso é o primeiro passo para viver plenamente o amor, de modo a não cair em manipulação, abuso ou vitimização. Provavelmente, nessa situação, pensamos e sentimos que o sofrimento é inevitável, mas isso não é verdade.

A dor por amar aqueles que não te amam

Perceber e dizer adeus a um amor que não nos ama e que não nos mostra atenção ou carinho exige que respeitemos nosso tempo de luto. Uma dor que requer em si um espaço para entender o que nos aconteceu. A dor do amor precisa de reflexão e superação, porque a angústia de perceber que alguém não nos ama nos faz sentir que algo nos devora por dentro. Nós sentimos que esse “nenhum amor” traiu nossos sentimentos e riu de nossa capacidade de amar.

Você tem que se permitir ficar com raiva, negar a realidade, fantasiar. Conhecer as partes que foram quebradas e aquelas que permanecem intactas, recompor os sentimentos contraditórios, etc. Tudo isso é essencial para nos amar, nos sentirmos importantes e valorizarmos a nós mesmos. No final do dia, quando um “não há amor” é deixado para trás, inicia-se um processo de liberdade emocional enquadrado no bem-estar pelo adeus à dor.

A falta de interesse mata o amor

O amor deve ser demonstrado, não implorado. Fazer isso é sujeitar nossa capacidade de amar o pior dos executores: a indiferença. A indiferença vive do desequilíbrio em uma relação e se sustenta graças à debilidade das fundações. Não há nada melhor que os sinais de desinteresse continuado para começar a abrir nossos olhos quando nos sentimos compelidos a fechá-los.

Então percebemos que nem todo “amor” é amor verdadeiro, que nem sempre “querer” é reciprocidade e que, para ser feliz como casal, é necessário que ambos os membros riam juntos, sejam cúmplices e bons amantes. Somente na ausência de mentiras, desculpas e desinteresse pode ser criado um amor que essencialmente baseia sua liberdade em comportamentos saudáveis e não em subjugações.

Nós merecemos um relacionamento que ter a liberdade de escolher, estar perto, seja baseado em apreciação, tempo compartilhado e pensamentos de afeto mútuo.

É necessário nutrir nossa autoestima, nos amar bem

Ninguém pode fazer você infeliz sem o seu consentimento. Para construir um relacionamento feliz você tem que importar, amar e valorizar a si mesmo. Ou seja, devemos mostrar que nos amamos todos os dias.

Uma vez que tenhamos isso, estaremos em posição de não procurar alguém que não sinta falta de nós e não demonstre nenhum interesse, não se entregue ao carrasco emocional da indiferença que pretendemos enfrentar com mensagens ignoradas ou silêncios infundados.

Não importa o amor que nos desaponta, não importa se sentimos que estamos próximos do amor da nossa vida ou que não acreditamos no amor eterno. O verdadeiro e indispensável amor é o amor por si mesmo e será a partir deste sentimento que poderemos nos separar e entender o que merecemos e o que não merecemos.

TEXTO TRADUZIDO DE LA MENTE ES MARAVILLOSA

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

Veja esta série na Netflix e ela não sairá mais da sua mente

Esta série que acumula mais de 30 indicações em premiações como Emmy e Globo de…

1 dia ago

Filme premiado em Cannes que fez público deixar as salas de cinema aos prantos estreia na Netflix

Vencedor do Grande Prêmio na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024 e um…

1 dia ago

Série ousada e provocante da Netflix vai te viciar um pouco mais a cada episódio

É impossível resistir aos encantos dessa série quentíssima que não pára de atrair novos espectadores…

2 dias ago

Influenciadora com doença rara que se tornou símbolo de resistência falece aos 19 anos

A influenciadora digital Beandri Booysen, conhecida por sua coragem e dedicação à conscientização sobre a…

2 dias ago

Tatá precisou de auxílio médico e passou noites sem dormir após acusação de assédio, diz colunista

"Ela ficou apavorada e disse que a dor de ser acusada injustamente é algo inimaginável",…

3 dias ago

Suspense psicológico fenomenal que acaba de estrear na Netflix vai “explodir sua mente”

Será que você é capaz de montar o complexo quebra-cabeça psicológico deste filme?

3 dias ago