A Opas (Organização Pan-Americana da Saúde) divulgou o relatório Masculinidade e Saúde na Região das Américas, que aponta uma expectativa de vida para os homens 5,8 anos menor em relação à das mulheres. O relatório destaca que as expectativas sociais dos homens de serem provedores de suas famílias, terem condutas de risco, serem sexualmente dominantes e evitarem discutir suas emoções ou procurar ajuda estão contribuindo para o aumento nos números de casos de homens que tiram a própria vida, vícios e acidentes de trânsito, bem como para doenças crônicas não transmissíveis.
Para Ricardo Amaral, médico psiquiatra e professor colaborador do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP, o que mais impacta a sobrevivência do homem na juventude são as causas externas, como acidentes e violência. Ele recorda que os primeiros dados, obtidos em 1940, mostravam que a curva de falecimento do homem era mais ou menos igual ao longo de toda a vida. Os dados atuais mostram que, hoje em dia, é quase quatro vezes maior a probabilidade de morte a partir dos 15 anos de idade até por volta dos 25/30 anos. A partir dos 60 anos, cigarro e bebida podem afetar de forma mais incisiva a qualidade da saúde.
Os homens ainda dão menos atenção à saúde se comparados às mulheres. Esse é um fator cultural. São necessárias ações para reverter esse quadro. Amaral diz que “os homens precisam saber mais e entender a respeito dos riscos que eles correm, e que eles podem ser prevenidos”. O médico lembra que “muitos homens ainda acham, por exemplo, que a depressão é coisa de mulher”.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Jornal da USP.
Foto destacada: Radu Florin/Pexels.
Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.
Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.
Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…
Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…
Além de ameaçar os relacionamentos, esta condição psicológica também pode impactar profundamente a saúde mental…
Aos 64 anos, Elaine Macgougan enfrenta alucinações cada vez mais intensas conforme sua visão se…