DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL

Uma esperança: Imunidade contra Covid-19 é duradoura, mesmo após casos leves, concluem estudos

Após seis meses da pandemia de COVID-19, um corpo de trabalho científico está surgindo, mostrando que nosso sistema imunológico é capaz de lembrar COVID-19 e produzir uma imunidade duradoura.

Este trabalho de imunologia também apoia a teoria de proteção cruzada, por meio da qual o corpo pode montar uma defesa oportuna e apropriada na simples inferência de que Sars-CoV-2 é muito parecido com outros coronavírus.

Ao longo da pandemia, os medos médicos foram moldados tanto pelo que o futuro reserva em termos de segundas ondas e mutações, quanto pelo que tem acontecido no mundo em um determinado momento.

No entanto, estudos revisados ​​por pares ou não, estão vendo mudanças positivas na resposta imune inata humana ao COVID-19, o que sugere que os dias de infecção irrestrita das doenças estão contados.

Por exemplo, em um estudo revisado por pares da Nature, imunologistas em Cingapura estudaram a memória celular das células T, uma importante célula imunológica que arma outras respostas imunológicas, além de rastrear e eliminar patógenos por conta própria.

Os pesquisadores descobriram que:

– Pessoas com COVID-19 ou se recuperando de COVID-19 exibiram ativação imediata de células T de memória para as proteínas do vírus.

– Pessoas com um histórico de infecção – remontando a 17 anos – de SARS-CoV-1, que surgiu na China por volta de 2002-2003, tiveram respostas de células T de memória de longa duração que “exibiram reatividade cruzada robusta para a proteína N de SARS-CoV-2.”

– E, talvez o mais interessante, a ativação de células T de memória específica para SARS-CoV-2 foi encontrada “em indivíduos sem histórico de SARS, COVID-19 ou contato com indivíduos que tiveram SARS e / ou COVID-19”.

– O último ponto é certamente suficiente para nos dar esperança. E surgem ainda mais pesquisas positivas.

Ativação de Anticorpo

Outro estudo , este ainda não revisado por pares, descobriu que a resposta de anticorpos – uma das classes primárias de células imunes usadas para se defender contra patógenos – permaneceu ativa na saliva por até 115 dias após o início dos sintomas em pacientes com COVID-19.

Embora as respostas de anticorpos e células T no sangue tenham sido extensivamente estudadas, este trabalho, publicado na publicação preprint, foi um dos primeiros a examinar as respostas em células de muco. Os cientistas observam que essa é uma área importante de pesquisa, já que o vírus infecta o trato respiratório superior.

“A resposta imunológica está fazendo exatamente o que esperávamos”, disse Gommerman, imunologista da Universidade de Toronto que trabalhou no estudo, à CNN . “Pelo menos cerca de quatro meses, o que é, tanto quanto, a maioria de nós pode medir neste ponto da pandemia.”

O trabalho em outro tipo de célula imunológica, a célula T ‘auxiliar’ em oposição à célula T ‘assassina’, foi concluído no início do ano, quando vários estudos publicados na Nature and Science descobriram que os ajudantes também poderiam, mais do que na metade das vezes, identifique COVID-19 e soe o alarme, e que esses ajudantes estavam presentes em pacientes que nunca haviam sido expostos ao COVID-19.

A evidência de reinfecção é, neste ponto, inexistente , o que sugere que o sistema imunológico coletivo da humanidade está funcionando bem para combatê-la.

“Então, todas essas são boas notícias”, disse Gommerman. “Isso significa que as pessoas infectadas com esse novo coronavírus devem ter a capacidade de montar o que é chamado de resposta imunológica de memória para se proteger contra a infecção.”

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Good News Network.
Foto: Anna Shvets no Pexels.

DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL

Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.

Recent Posts

Para a psicologia, o que significa ter muitas roupas que você não usa?

Por que temos tanta dificuldade em nos livrar de roupas que não usamos? Segundo especialistas,…

7 horas ago

Mãe recorre à Justiça para deixar de sustentar filha de 22 anos que não estuda e nem trabalha

Segundo a mãe, a ação judicial foi a única forma de estimular a filha a…

8 horas ago

Obra-prima da animação que venceu o Oscar está na Netflix e você precisa assistir

Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.

1 dia ago

O filme da Netflix que arranca lágrimas e suspiros e te faz ter fé na humanidade

Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.

1 dia ago

Dicas para controlar os gastos e economizar nas compras

Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…

2 dias ago

Minissérie lindíssima da Netflix com episódios de 30 minutos vai te marcar para sempre

Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…

2 dias ago