Winston Churchill dizia que ninguém pode chegar ao seu destino se passar o dia jogando pedras em cada cão que latir para você. Em algumas ocasiões, ignorar é uma forma muito acertada de agir com inteligência, de deixar de lado o que não vale a pena.
Pois bem… o que é na realidade aquilo que “não vale a pena”? Isso é algo que cada um de nós deve avaliar, porque cada situação pessoal é única e incomparável.
Para alguns serão as críticas, as pessoas negativas, e para outros o que não valerá a pena serão, sem dúvida, os medos pessoais, os pensamentos limitantes.
Hoje em nosso espaço convidamos você a refletir sobre este tema tão importante dentro da área do crescimento pessoal: saber enfrentar e ignorar tudo aquilo que nos impede de avançar com liberdade e plenitude.
Ignorar com inteligência deve ser uma arte, um ato de sutil acerto e maturidade. Nunca devemos ignorar aquilo que realmente é importante:
Vejamos agora algumas estratégias que nos permitirão iniciar cada um dos componentes que definem a arte de ignorar.
Um interessante artigo publicado na revista Psychology Today nos explica que, em ocasiões, as pessoas deixam escapar uma oportunidade após a outra porque, simplesmente, pensam que o momento não é o certo.
O que é que nos faz acreditar que “agora não é o melhor momento?”
A felicidade não deve ser adiada. Se nosso coração e nossa mente nos dizem que não estamos bem, é necessário ignorar tudo aquilo que nos pretende convencer do contrário.
Para fazer isso, é necessário ser valente.
Apesar de que, em um primeiro momento, possa parecer simples ignorar críticas, comentários maldosos ou pouco acertados, na realidade é algo que é difícil porque afeta diretamente a nossa autoestima.
Nestes casos, ignorar é atuar com inteligência.
Em algumas ocasiões, nossos piores inimigos não estão fora, e sim em nossa própria mente.
Existem certas atitudes limitantes que residem em nós devido a nossa educação, e inclusive à influência de outras pessoas que nos fazem acreditar que “não sabemos” ou que “não podemos”.
Todos esses são pequenos exemplos que, ao se acumularem, ao se converterem no tema central de nossa vida, farão sem dúvida com que estejamos mais preocupados com o que dirão do que com a nossa própria vontade.
Não é o adequado.
Ignorar com inteligência também é a arte da valentia pessoal e da convicção de que para sermos felizes precisamos nos atrever a dizer “não”, a derrubar muros e a dar o primeiro passo.
TEXTO ORIGINAL DE MELHOR COM SAÚDE
Richard Batista quer que a ex-esposa lhe dê o rim de volta ou lhe pague…
Você já notou que, durante uma conversa, algumas pessoas piscam mais do que o normal?…
Um filme delicioso que resgata vários elementos das charmosas comédias românticas que alçaram Julia Roberts…
Os caça-níqueis ocupam uma posição de liderança entre todos os jogos de cassino on-line devido…
A britânica Emma Flint, de 32 anos, viralizou nas redes sociais ao relatar a sua…
O humorista de 30 anos resolveu se internar em uma clínica psiquiátrica no interior de…