Por MARIA FERNANDA CARVALHO

Desde nosso nascimento, somos lançados no mundo em desamparo e sem apoio e referência a valores; pois somos nós que devemos criar nossos valores por nossa própria liberdade e sob nossa responsabilidade no vir a ser.

A Filosofia existencialista é centrada na existência e no homem, sendo assim é aquilo que cada um faz de sua vida, nos limites das determinações físicas, psicológicas ou sociais que pesam sobre ele e tendo como foco central do existencialismo a liberdade, pois cada indivíduo é definido por aquilo que ele faz de si mesmo.

A experiência em terapia do “eu sou” como pautada no discernimento do ser que enfrenta o “não ser” vem de uma ansiedade neurótica onde se entende que a ansiedade surge da necessidade de sobreviver e preservar o ser, ela é mais básica do que o medo. A terapia ajuda a enfrentar a ansiedade de modo criativo e dos sentimentos de culpa, onde a culpa neurótica decorre da fantasia e de transgressões. Outras formas de culpa dizem respeito a aspectos éticos de nossa conduta, culpa, por exemplo, de fracassar em usar a própria potencialidade.

A pessoa só pode ser compreendida em sua inserção fenomenológica no mundo, do modo como se desvela, se imagina e participa do mundo, com isso muitos distúrbios afetam a noção de tempo do que a noção de espaço. “O tempo é o coração da existência”, pois é com o tempo que a capacidade de trazer o passado para o presente pode liberar o ser para agir no futuro. Transcender o passado e o presente para alcançar o futuro é a capacidade para usar os símbolos, abstrair e transcender os limites, como o tempo e o espaço.

A maneira de pensar com a percepção do presente e encontrar resíduos do passado podem lidar com o subjetivamente sentido e objetivamente observado, assim se dará a tomada de consciência, onde focaliza o perceber, o sentir e agir (não o interpretar) e o insight (formar gestalts, fatores relevantes da realidade que se encaixam numa noção de figura e fundo) e observar o processo (de tomada de consciência).

Assim baseada na perspectiva existencial onde a existência da pessoa, assim como os seus relacionamentos, suas alegrias e suas tristezas, tudo que esteja relacionado com a experiência, ou seja, no lidar com o subjetivamente sentido e objetivamente observado se valoriza a expressão autêntica do ser, a expressão mais verdadeira do self, o que significa tornar-se responsável por si mesmo. No desvelamento do que se é, a tomada de consciência auxilia a fazer escolhas e organiza a experiência. Há uma descoberta contínua de si. O ser humano é inacabado. Não há essência, como algo que é determinado ou fabricado para ser desse jeito ou dessa forma, a existência não tem forma, não há controle sobre ela, a vida tal como ela é sem certezas e sem sentido não dará uma forma de bolo para entrar no forno e sair bonito e gostoso, a existência é sim uma descoberta de novos horizontes, novos problemas, novas oportunidades e novas possibilidades do ser como vivente no mundo e no aqui e agora.

Maria Fernanda Carvalho

Psicóloga Clínica. CRP: 05/49129 Ênfase: Existencialismo. Participou de seminários, congressos, apresentou projeto de cunho científico sobre a relação terapêutica e apresentou a clínica como obra de arte uma metáfora baseada nos temas da filosofia de Nietzsche, uma contribuição para a clínica.

Share
Published by
Maria Fernanda Carvalho

Recent Posts

Veja esta série na Netflix e ela não sairá mais da sua mente

Esta série que acumula mais de 30 indicações em premiações como Emmy e Globo de…

2 dias ago

Filme premiado em Cannes que fez público deixar as salas de cinema aos prantos estreia na Netflix

Vencedor do Grande Prêmio na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024 e um…

2 dias ago

Série ousada e provocante da Netflix vai te viciar um pouco mais a cada episódio

É impossível resistir aos encantos dessa série quentíssima que não pára de atrair novos espectadores…

3 dias ago

Influenciadora com doença rara que se tornou símbolo de resistência falece aos 19 anos

A influenciadora digital Beandri Booysen, conhecida por sua coragem e dedicação à conscientização sobre a…

3 dias ago

Tatá precisou de auxílio médico e passou noites sem dormir após acusação de assédio, diz colunista

"Ela ficou apavorada e disse que a dor de ser acusada injustamente é algo inimaginável",…

4 dias ago

Suspense psicológico fenomenal que acaba de estrear na Netflix vai “explodir sua mente”

Será que você é capaz de montar o complexo quebra-cabeça psicológico deste filme?

4 dias ago