COLABORADORES

Uma vida superficial é confortável?

A autopercepção parece uma busca de quase todos os indivíduos, contudo, até onde de fato construímos alicerces para alcançá-la?
Criamos nossos mecanismos de defesas, formas de lidar com nossos obstáculos diários, e assim sorrateiramente protegemo-nos de possíveis sofrimentos. Ainda, nos revestimos de máscaras cotidianas, não indo além da consciência pura e simples. Se acomodar com o estilo de vida já delineado é uma das formas de evitar o desgaste do possível desgosto com o novo, já que o conforto nos auxilia a não viver angústias, mesmo quando a situação não é a que gostaríamos.
A ordem é não enfrentar as particularidades dos nossos defeitos, não ter perdas significativas e se afastar de possíveis sombras que nos acompanham. O comodismo se instala e por vezes, visualizamos indivíduos que reclamam do resultado que tiveram de suas próprias escolhas ao longo da vida. Se a gente acreditar não ser capaz de lidar com o próprio descobrimento, viveremos a margem do que poderíamos ter sido e assim, não iremos além do superficial. Sem algum tipo de dor não há mudança que se estabeleça.

Os insigths (estalos de consciência) são instrumentos dessa busca de autoconhecimento. Muitos deles acontecem no setting terapêutico e ajudam os indivíduos no despertar mental. Alguns insigths podem ter viés positivo e reconfortante, outros uma carga de tristeza, porém, ambos são esclarecedores para o indivíduo, tendo assim a importância na possível modificação de alguns comportamentos mal adaptados.
O conhecer a si mesmo esclarece as motivações de determinadas escolhas, iluminam pontos de vista dogmáticos e nos auxiliam em próximas decisões. A consciência pode ser o início de uma mudança cognitiva e comportamental contínua. O medo e o sofrimento fazem parte do processo complexo de entender um pouco mais das nuances da alma, mas nem sempre estamos preparados para essa imersão profunda. Sim, uma vida superficial é confortável, mas se conhecer melhor, ainda parece ser o caminho para uma vida mais plena e feliz.

Thyara Fernandes

Pós-graduada em Direito Público, hoje estudante de psicologia e apaixonada pelo curso. Casada, servidora pública e uma leitora feliz de sites e livros. Desejo seguir uma nova carreira na psicologia ou aliar os conhecimentos jurídicos já adquiridos e adorados.

Recent Posts

Para a psicologia, o que significa ter muitas roupas que você não usa?

Por que temos tanta dificuldade em nos livrar de roupas que não usamos? Segundo especialistas,…

2 horas ago

Mãe recorre à Justiça para deixar de sustentar filha de 22 anos que não estuda e nem trabalha

Segundo a mãe, a ação judicial foi a única forma de estimular a filha a…

4 horas ago

Obra-prima da animação que venceu o Oscar está na Netflix e você precisa assistir

Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.

20 horas ago

O filme da Netflix que arranca lágrimas e suspiros e te faz ter fé na humanidade

Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.

22 horas ago

Dicas para controlar os gastos e economizar nas compras

Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…

2 dias ago

Minissérie lindíssima da Netflix com episódios de 30 minutos vai te marcar para sempre

Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…

2 dias ago