Universitária de 45 anos que foi alvo de deboche registra BO contra estudantes

A estudante Patrícia Linares, que foi alvo de comentários maldosos de três colegas de faculdade em um centro universitário particular de Bauru (SP), procurou a Polícia Civil nesta segunda-feira (20) para registrar um boletim de ocorrência por injúria e difamação contra as estudantes que aparecem em um vídeo debochando dela pelo fato ter mais de 40 anos de idade. As informações são do G1.

No BO, Patrícia denuncia que as jovens Giovana Cassalatti, Beatriz Pontes e Bárbara Calixto a trataram de forma pejorativa e discriminatória ao perguntar “como faz para desmatricular uma aluna de 40 anos” e insinuar que ela deveria estar aposentada, “porque sequer sabe mexer no Google”.

Desde 10 de março, circula na internet um vídeo em que outras três calouras de biomedicina debocham de Patrícia pela idade. As imagens mostram uma das universitárias dizendo em tom de deboche: “Gente, quiz do dia: como ‘desmatricula’ um colega de sala?”. Em seguida, outra estudante responde: “Mano, ela tem 40 anos já. Era para estar aposentada”. “Realmente”, concorda a terceira.

A estudante que grava o vídeo ainda diz: “Gente, 40 anos não pode mais fazer faculdade. Eu tenho essa opinião”. Elas inclusive sugerem que a mulher “não sabe o que é Google”.

O vídeo repercutiu tão fortemente no país que até mesmo os ministros dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, e da Educação, Camilo Santana, comentaram o caso e repudiaram o etarismo contra Patrícia. Nas redes sociais, muitos alunos com mais de 40 anos manifestaram seu apoio à universitária.

Diante da repercussão negativo do episódio de etarismo, as três estudantes desistiram da graduação, informação que foi confirmada pela própria instituição Unisagrado no dia 16 de março.

As jovens foram procuradas pela reposrtagem do g1, mas não se pronunciaram.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações do g1.






Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.