Um estudo americano apresentado nesta quinta-feira, 09, aponta que a vacina contra a tuberculose BCG, pode ter reduzido a taxa de óbitos da Covid-19 em países como o Brasil.
Segundo os cientistas, ainda é bastante precipitado recomendar a BCG para evitar o agravamento da Covid-19, porém eles defendem que seus efeitos devem ser mais bem investigados.
O estudo foi realizado por pesquisadores do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos e da Universidade Estadual da Virgínia, e foi publicado na revista PNAS, da Academia Americana de Ciências. Ele faz uma comparação entre as taxas de óbitos por Covid-19 em países europeus, nos Estados Unidos, no Brasil e no México.
Os resultados do estudo dão conta de que, quanto maior o percentual de pessoas vacinadas por BCG, menor o número de óbitos por Covid-19. A vacina não preveniria a doença, mas evitaria seu agravamento, ao menos, em tese.
De acordo com Carolina Barillas-Mury e seus colegas, isso explicaria por que estados e cidades densamente povoados, com altas de taxas de infecção por coronavírus, mas com alta imunização por BCG, como São Paulo e Rio de Janeiro, registraram menor taxa de óbitos do que Nova York, por exemplo.
Os cientistas descobriram que a taxa de óbitos por Covid-19 nos estados americanos de Nova York, Illinois, Lousiana, Alabama e Flórida, todos sem vacinação universal contra BCG, era significativamente mais alta do que em estados de países com imunização universal com ela, como Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo, no Brasil; e o estado do México e a capital mexicana.
“Isso é excepcional se considerarmos que esses lugares na América Latina têm densidade populacional maior que a dos estados americanos analisados, incluindo Nova York”, escreveram os cientistas na PNAS.
Na Europa, foram encontrados resultados semelhantes. Na Europa Ocidental, onde nunca houve vacinação em massa com a BCG, a taxa de mortalidade por Covid-19 é 9,92 vezes maior que a de países da Europa Oriental, onde os países em sua maioria tem programas ativos de vacinação com BCG.
A BCG teria um efeito contra a Covid-19 por limitar a ação do coronavírus. Ela estimularia a resposta inata do sistema imunológico não apenas contra o bacilo da tuberculose, mas contra a infecção por outros patógenos e agressões, como o câncer. Já havia sido observada ação da BCG para ativar o sistema de defesa contra o câncer da bexiga, por exemplo.
Em seu estudo, os cientistas dizem que a identificação dessa relação de redução dos óbitos e BCG evidencia a “necessidade de mais pesquisas sobre os efeitos da vacinação pela BCG sobre a Covid-19 e também como forma de evitar a forma grave da doença”.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de O Globo.
Foto destacada:
Por que temos tanta dificuldade em nos livrar de roupas que não usamos? Segundo especialistas,…
Segundo a mãe, a ação judicial foi a única forma de estimular a filha a…
Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.
Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.
Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…
Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…