COMPORTAMENTO

Você conhece a Síndrome da Branca de Neve?

Até recentemente, a Síndrome da Branca de Neve não era totalmente aceita pelo campo psicológico. Hoje em dia, envolvidos como estamos em uma sociedade onde a imagem e a juventude são supervalorizadas como um meio para obter o sucesso pessoal e profissional, esse tipo de distorção de imagem tem aparecido com mais frequência.

Todos nós conhecemos algum caso. Pessoas que, uma vez chegada a meia-idade, se veem como se entrassem em um processo de decadência. Elas se sentem incomodadas com a imagem refletida no espelho, associando os anos vividos a um véu de negatividade absoluta. Mais do que uma síndrome, estaríamos falando de um processo de pré-depressão que deve ser levado em conta dentro do campo clínico e social.

Esta ideia foi cunhada pela psicóloga Betsy Cohen, que escreveu um livro nomeando e explicando a síndrome da Branca de Neve. Lembremos que, nesta história, a madrasta má tem inveja da juventude e beleza da menina, a quem mais tarde tenta envenenar com uma maçã.

A miragem da juventude e sua valorização exagerada causada pela Síndrome da Branca de Neve

Síndrome de branca de neve

A juventude é uma maçã que mordemos com vontade: as esperanças a realizar, as oportunidades a aproveitar e aventuras a empreender. No entanto, isso significa que passados os quarenta ou cinquenta, o horizonte atinge seu poente e todas essas oportunidades são perdidas? Homens e mulheres com a síndrome da Branca de Neve pensam assim. E mais, desenvolvem um certo desprezo pelos jovens, a quem veem como concorrentes, como inimigos que minam sua autoestima.

 

Seria, portanto, uma doença em que os pacientes se tornam inseguros de sua própria imagem quando chegam a uma idade que eles consideram o declínio físico e pessoal. Temem a velhice e os anos que lhes resta por viver, assusta ter que enfrentá-los na solidão e lamentam principalmente os anos perdidos ou desperdiçados.

Até recentemente, este quadro psicológico era associado apenas ao sexo feminino, mas dia a dia estamos vendo que ele pode muito bem se aplicar aos dois sexos, personalidades que supervalorizam a beleza como a resposta para toda ação ou comportamento.

Este medo das “rugas”, por vezes, leva a que desejem se submeter a caras cirurgias estéticas para ter uma imagem que os faça parecer jovens, e até mesmo procurar parceiros mais jovens para satisfazer essa necessidade.

Podem aparecer dois tipos de comportamentos, desde o mais puro desafio ou desprezo por toda pessoa mais jovem que ele, a quem vê como um concorrente, até os que precisam socializar com as gerações mais jovens.

Sob esta concepção distorcida de si, está antes de tudo a imaturidade emocional. Devemos deixar claro que não existe uma idade que nos classifique como velhos. Nós criamos a idade em nossas mentes de acordo com nossas competências emocionais. Fazer aniversário não é nada mais do que aprender com experiências e integrar conhecimentos, com o objetivo de alcançar uma vida plena. Para isso, podemos escolher entre crescer com uma mentalidade aberta ou, ao contrário, assumir a nossa negatividade e imaturidade.

Não somos apenas uma embalagem física dotada de beleza em um momento de nossas vidas. Cair nessa crença é o que faz as pessoas que sofrem da Síndrome da Branca de Neve perderem o presente. Não apreciar o presente, não assumir ou aceitar a imagem de si mesmo com otimismo, plenitude e integridade, não faz nada além de trazer sofrimento. A vida é uma maçã atraente a ser mordida com paixão em qualquer idade e em qualquer momento. O veneno está na nossa mente e nas nossas inseguranças.

TEXTO ORIGINAL DE A MENTE É MARAVILHOSA

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

Veja esta série na Netflix e ela não sairá mais da sua mente

Esta série que acumula mais de 30 indicações em premiações como Emmy e Globo de…

1 dia ago

Filme premiado em Cannes que fez público deixar as salas de cinema aos prantos estreia na Netflix

Vencedor do Grande Prêmio na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024 e um…

1 dia ago

Série ousada e provocante da Netflix vai te viciar um pouco mais a cada episódio

É impossível resistir aos encantos dessa série quentíssima que não pára de atrair novos espectadores…

2 dias ago

Influenciadora com doença rara que se tornou símbolo de resistência falece aos 19 anos

A influenciadora digital Beandri Booysen, conhecida por sua coragem e dedicação à conscientização sobre a…

2 dias ago

Tatá precisou de auxílio médico e passou noites sem dormir após acusação de assédio, diz colunista

"Ela ficou apavorada e disse que a dor de ser acusada injustamente é algo inimaginável",…

3 dias ago

Suspense psicológico fenomenal que acaba de estrear na Netflix vai “explodir sua mente”

Será que você é capaz de montar o complexo quebra-cabeça psicológico deste filme?

3 dias ago