Rigidez, inflexibilidade, teimosia, intransigência e obstinação. Quem nunca conviveu com pessoas assim? São pessoas rígidas em seu modo de vestir, falar, pensar, sentir e agir. A rigidez mental nos torna prisioneiros, pois diminui nossa capacidade de adaptação, criatividade, espontaneidade e positividade. Nos prendemos a velhos padrões que nos impedem de crescer intelectualmente e emocionalmente. Silvana Frassetto, psicóloga clínica e especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental e Terapia do Esquema (Modelo de Terapia Cognitiva com foco no tratamento de diversos transtornos de Personalidade), acredita que a rigidez é um apego obstinado às próprias ideias e desejos. “Onde há rigidez não há troca e nem crescimento, pois impera a estagnação em todos os sentidos e níveis”, comenta.
Padrões de pensamentos rígidos são altamente limitadores, pois refletem pessoas que não estão prontas para mudar. Pare por um segundo e pense se você é rígido em algum comportamento. Será que não está compensando algum desejo inconsciente? Atrás de todo excesso ou rigidez se encontra a não aceitação da naturalidade da vida.
Ser flexível não quer dizer ser inconstante, vulnerável, volúvel, mas ser acessível à compreensão das coisas e pessoas, começando por si mesmo. Silvana lembra que ser rígido é estar parado no tempo e no espaço com conceitos e crenças lembra que imobilizadoras. “Ser mais flexível é fator básico para o crescimento interior, mental e espiritual”.
Confira dicas para tornar-se uma pessoa mais flexível:
Referência Bibliográfica: www.psicologiasdobrasil.com.br
Esta série que acumula mais de 30 indicações em premiações como Emmy e Globo de…
Vencedor do Grande Prêmio na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024 e um…
É impossível resistir aos encantos dessa série quentíssima que não pára de atrair novos espectadores…
A influenciadora digital Beandri Booysen, conhecida por sua coragem e dedicação à conscientização sobre a…
"Ela ficou apavorada e disse que a dor de ser acusada injustamente é algo inimaginável",…
Será que você é capaz de montar o complexo quebra-cabeça psicológico deste filme?