O “Cycling Without Age” (pedalando sem idade em tradução livre) é um movimento que começou em 2012 com a ajuda da empresa Ole Kassow, na Dinamarca. A empresa queria ajudar os idosos a voltar a utilizar as suas bicicletas, mas eles precisavam encontrar uma solução que pudesse driblar as limitações de mobilidade que muitos idosos tem naturalmente.
Felizmente a ideia fluiu e a resposta foi adicionar uma espécie de cadeira baixa à frente da bicicleta. O projeto começou a oferecer passeios gratuitos de bicicleta para residentes de casas de repouso locais e é agora uma iniciativa que se espalhou para mais de 38 países ao redor do mundo.
Muitos idosos têm problemas de mobilidade. Assim, as caminhadas ou saídas são feitas de carro ou simplesmente não têm a possibilidade de sair. Neste projeto, essa barreira é quebrada e permite que os idosos desfrutem de passeios ao ar livre, com a ajuda de voluntários.
O processo de transporte pode variar de um país para outro, mas a essência é a mesma, uma pessoa se inscreve como voluntária e depois passa por um programa piloto. A fim de certificar-se de que você pode segurar transportar uma pessoa no carrinho acoplado à bicicleta, uma vez que é bastante diferente de andar de bicicleta de maneira convencional.
Os voluntários também não têm dias para caminhar, eles podem pegar os idosos quantas vezes quiserem, seja especificando compromissos antecipadamente ou simplesmente entrando no asilo e perguntando “Quem quer um passeio?”
Atualmente, mais de 1.100 filiais em todo o mundo oferecem passeios de bicicletaa velhinhos que sentem falta do vento soprando sobre seus cabelos.
Uma boa maneira de criar laços e desfrutar de atividades ao ar livre. E você, levaria um vovô ou uma vovó para passear?
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Nation.
Fotos: Reprodução/Nation.
A participação do ex-ginasta Diego Hypolito no Big Brother Brasil tem gerado muita preocupação. Segundo…
Estudos indicam que entre 10% e 30% da população já apresentou sintomas relacionados ao esgotamento…
Os especialistas revelam o que pode estar por trás dos gestos e da polêmica escolha…
Se você der a sorte de encontrar este filme no catálogo da Netflix, não hesite…
Estudos recentes e a psicologia nos ajudam a entender por que algumas pessoas são capaz…
A psicologia pode ajudar a entender o que está por trás desse hábito que desperta…