Vovô de 84 anos está prestes a se formar em engenharia e quer continuar estudando

O protagonista desta magnífica história de superação é Felipe Espinosa Tecuapetla, um mexicano de 84 anos que está se formando em Engenharia de Processos e Gestão Industrial na Benemérita Universidad Autónoma de Puebla (BUAP).

psicologiasdobrasil.com.br - Vovô de 84 anos está prestes a se formar em engenharia e quer continuar estudando

Tudo começou em 2016, quando Dom Felipe tinha 79 anos e se tornou o candidato mais velho no processo seletivo do BUAP. Depois de ser aceito, o mexicano iniciou sua carreira acadêmica, depois de ter passado por diversos empregos na juventude como agricultor, operário, soldado do Exército mexicano e vendedor de frutas e verduras na Central de Abasto e nos mercados de Tepeaca e Cholula, em Puebla.

Posteriormente, Dom Felipe avançou pessoalmente nos estudos universitários e assistiu às aulas com uma sacola na qual carregava o material escolar, até que com o início da pandemia se adaptou à metodologia online.

psicologiasdobrasil.com.br - Vovô de 84 anos está prestes a se formar em engenharia e quer continuar estudando

Em entrevista à BUAP, Dom Felipe disse que o aprimoramento tem sido seu principal motivador para os estudos e comentou que os desafios da tecnologia não foram um obstáculo para ele: “Você tem que fazer ele querer, como dizem. Se você é um macaco velho, tem que fazer cordas novas e aí combinar com os mais novos. A superação do humano está na mente, a mente é uma coisa muito grande”.

Além disso, Dom Felipe relatou que os anos de estudos na BUAP foram para ele uma excelente experiência: “hoje estamos aqui e não tenho escolha a não ser agradecer a todos, principalmente ao reitor”. Além disso, o mexicano destacou que gostava de conviver com os alunos mais novos: “É muito bom, porque são diferentes: memórias diferentes, pensamentos diferentes”.

psicologiasdobrasil.com.br - Vovô de 84 anos está prestes a se formar em engenharia e quer continuar estudando

Don Felipe também disse na entrevista que assim que se formar, quer continuar estudando no futuro: “Claro, se você puder. O que está me impedindo? Ouço bem, vejo bem, raciocino bem, não tenho a mente vazia. O estudo é ótimo: você estuda para melhorar, para uma vida melhor. Nada vai me impedir, farei meu pedido para continuar estudando”.

Sem dúvida, um magnífico exemplo de perseverança e aperfeiçoamento.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Nation.
Fotos: Reprodução.






Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.